selo-corona

Boletins

boletim-osasco-coronavirus-24-02

O QUE É O CORONAVÍRUS?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causa infecção respiratória. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada coronavírus (COVID-19).

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. O coronavírus (SARS-CoV-2) precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

febre
tosse-sintomas
dificuldade-respirar

COMO O CORONAVÍRUS É TRANSMITIDO?

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

tosse-transmissao
contato-superficies-contaminadas
aperto-de-mao
espirro
saliva
catarro

MÁSCARAS

– Não são recomendados o uso de máscaras para a população saudável. Apenas quem apresentar os sintomas de gripe ou suspeita do coronavírus devem utilizar o acessório.

FIQUE ATENTO!

Pessoas que estiveram recentemente em países com casos confirmados do novo Coronavírus e apresentarem sintomas suspeitos devem:

– Evitar o contato com outras pessoas (Buscar o isolamento).

– Procurar um serviço médico especializado imediatamente.

– Seguir todos os cuidados médicos recomendados.

AO TOSSIR E ESPIRRAR!

– Cubra a boca e o nariz utilizando os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. Caso utilize-as, lembre-se de lavá-las bem com água e sabão.

– Caso utilize lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos novamente.

noticias-corona

FUNCIONAMENTO DA CIDADE!

PROCON OSASCO

Atendimento online, pelo site do procon:

(www.procon.sp.gov.br)

FECHADO!

Por determinação do Governo do Estado de São Paulo, os shoppings, academias e templos religiosos da Região Metropolitana, o que inclui Osasco, terão de fechar as portas, a partir do dia 23/3.

As aulas nas escolas municipais e particulares também estarão totalmente suspensas a partir do dia 23.

O que abre e o que fecha

ABERTOS!

Serviços essenciais como supermercados, hipermercados, bares, padarias, restaurantes, farmácias, postos de combustível, locais de vendas de produtos para animais, por exemplo, funcionarão normalmente, respeitando as medidas protocolares de prevenção ao COVID-19.

O que abre e o que fecha

noticias-corona