selo-corona

CUIDE-SE

A COVID-19 é uma a doença respiratória,  responsável pela morte de milhares de pessoas em cinco continentes. Na maior parte dos casos, a doença é leve a moderada, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, podendo evoluir para óbito, principalmente em idosos e pessoas com doenças pré-existentes.

A transmissão se dá pelo contato com secreções contaminadas provenientes de espirro, tosse, gotículas de saliva, catarro, contato próximo com a pessoa infectada (como toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com boca, nariz ou olhos.

Neste momento da pandemia, o distanciamento social é a melhor maneira de prevenção à COVID-19.

Caso tenha os sintomas, procure os serviços de saúde.

Sintomas

  • Febre;
  • Sintomas respiratórios: dificuldade para respirar e outros sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta, congestão nasal;
  • Dores no corpo, cansaço, coriza, e eventualmente diarreia;
  • Na evolução para formas mais graves pode ocorrer maior dificuldade para respirar, cansaço, lábios ou dedos arroxeados.
  • Caso tenha os sintomas, procure os serviços de saúde.


Diante de casos suspeitos, alguns cuidados de higiene pessoal e básica devem ser adotados. São eles:

– Lave bem as mãos com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%. Faça estes procedimentos com frequência.

– Evite sair de casa, faça o isolamento social.

– Lave as mãos especialmente quanto tossir ou espirrar, após cuidar de pessoas doentes, após ir ao banheiro e antes e depois de comer.

– Evite locais com aglomeração de pessoas
 – Mantenha o distanciamento de pelo menos 1,5 metro de distância

HIGIENIZE-SE!

É imprescindível que todos façam a higienização permanente das mãos com água e sabão ou álcool gel. Todos devem evitar manter contato com mucosas de nariz, boca e olhos. Estes são cuidados e dicas simples e importantes, mas que devem ser realizar constantemente para prevenir doenças contagiosas.

AO TOSSIR E ESPIRRAR!

– Cubra a boca e o nariz utilizando os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. Caso utilize-as, lembre-se de lavá-las bem com água e sabão.

– Caso utilize lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos novamente.

FEZ EXAME NA REDE PARTICULAR E DEU POSITIVO. SAIBA O QUE FAZER

Caso você tenha feito ou conhece alguém que fez o exame para o coronavírus em rede particular e o resultado foi positivo, comunique e solicite o acompanhamento da Vigilância Epidemiológica de Osasco.

Telefones para contato:

(11) 3699-8903

(11) 3699-8910

(11) 3699-8912

(11) 3699-8972

Horário de atendimento: das 7h às 19h.

Skip to content