CUIDE-SE
A COVID-19 é uma a doença respiratória, responsável pela morte de milhares de pessoas em cinco continentes. Na maior parte dos casos, a doença é leve a moderada, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, podendo evoluir para óbito, principalmente em idosos e pessoas com doenças pré-existentes.
A transmissão se dá pelo contato com secreções contaminadas provenientes de espirro, tosse, gotículas de saliva, catarro, contato próximo com a pessoa infectada (como toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com boca, nariz ou olhos.
Neste momento da pandemia, o distanciamento social é a melhor maneira de prevenção à COVID-19.
Caso tenha os sintomas, procure os serviços de saúde.
Sintomas
- Febre;
- Sintomas respiratórios: dificuldade para respirar e outros sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta, congestão nasal;
- Dores no corpo, cansaço, coriza, e eventualmente diarreia;
- Na evolução para formas mais graves pode ocorrer maior dificuldade para respirar, cansaço, lábios ou dedos arroxeados.
- Caso tenha os sintomas, procure os serviços de saúde.
Diante de casos suspeitos, alguns cuidados de higiene pessoal e básica devem ser adotados. São eles:
– Lave bem as mãos com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%. Faça estes procedimentos com frequência.
– Evite sair de casa, faça o isolamento social.
– Lave as mãos especialmente quanto tossir ou espirrar, após cuidar de pessoas doentes, após ir ao banheiro e antes e depois de comer.
– Evite locais com aglomeração de pessoas
– Mantenha o distanciamento de pelo menos 1,5 metro de distância
HIGIENIZE-SE!
É imprescindível que todos façam a higienização permanente das mãos com água e sabão ou álcool gel. Todos devem evitar manter contato com mucosas de nariz, boca e olhos. Estes são cuidados e dicas simples e importantes, mas que devem ser realizar constantemente para prevenir doenças contagiosas.
AO TOSSIR E ESPIRRAR!
– Cubra a boca e o nariz utilizando os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. Caso utilize-as, lembre-se de lavá-las bem com água e sabão.
– Caso utilize lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos novamente.
FEZ EXAME NA REDE PARTICULAR E DEU POSITIVO. SAIBA O QUE FAZER
Caso você tenha feito ou conhece alguém que fez o exame para o coronavírus em rede particular e o resultado foi positivo, comunique e solicite o acompanhamento da Vigilância Epidemiológica de Osasco.
Telefones para contato:
(11) 3699-8903
(11) 3699-8910
(11) 3699-8912
(11) 3699-8972
Horário de atendimento: das 7h às 19h.