selo-corona

PERGUNTAS x RESPOSTAS

QUAL A DEFINIÇÃO DE UM CASO SUSPEITO?

Podem ser considerados suspeitos os casos que se enquadrem em uma dessas duas situações:

1) viajante que apresenta febre e pelo menos um sintoma respiratório, com histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias

2) contato próximo com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias, e que apresente febre ou algum sintoma respiratório, como tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal, coriza, por exemplo

QUAL É A DEFINIÇÃO DE UM CASO PROVÁVEL?

Aplica-se a uma pessoa que teve contato domiciliar de caso confirmado laboratorialmente e, além disso, apresentou febre ou qualquer sintoma respiratório, como tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal dor de garganta, coriza, por exemplo.

QUAL É A DEFINIÇÃO DE UM CASO CONFIRMADO?

A confirmação para COVID-19 poderá ser feita a partir do critério laboratorial, com resultado positivo por meio de RT-PCR (sigla em inglês que significa “Reação em cadeia da polimerase”), por laboratório reconhecido pelo Ministério para diagnóstico da doença.

Caso não seja possível a realização da análise, também poderá ocorrer confirmação pelo critério clínico-epidemiológico, ou seja, situações em que a pessoa teve contato próximo ou domiciliar com um caso confirmado laboratorialmente, e que apresentou febre ou pelo menos um sintoma respiratório, no intervalo de 14 dias após o último contato com o infectado.

SIGA AS RECOMENDAÇÕES

Atenção! Siga todas as recomendação dos órgãos sanitários

– Faça o isolamento social se tiver diagnóstico confirmado ou suspeita de Covid-19; contato com alguma pessoa com caso confirmado ou suspeito de Covid-19.

Adote e siga as medidas de proteção e prevenção
– Lave as mãos frequentemente, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel a 70%.
– Cubra o nariz e a boca com lenço ou com o braço ao tossir ou espirrar. Não use as mãos.
– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave ou higienize as mãos imediatamente.
– Evite sair de casa, se sair, use máscara o tempo todo
– Evite locais com aglomeração de pessoas, pois esses locais favorecem a transmissão do vírus
– Mantenha distância de 1,5m das demais pessoas.
– Evite o contato físico (apertos de mão, beijos e abraços).
– Não compartilhe objetos de uso pessoal.
– Desinfecte com álcool 70% ou domissanitários objetos e superfícies tocados com frequência, como aparelhos celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, bancadas etc.
O combate ao novo coronavírus é uma luta de todos nós!

Uso da máscara

A máscara é de uso obrigatório por todos. Seu uso é individual e não deve ser compartilhado com ninguém, nem com familiares.
Pode-se utilizar máscaras cirúrgicas, TNT ou de tecido lavável, seja por pessoas infectadas e não infectadas. Não saia de casa sem ela.
Antes de colocar a máscara, lave bem as mãos com água e sabão, secando-as bem, para então colocar a máscara com cuidado.
Evitar tocá-la durante o uso, e após, descartar ou lavar imediatamente, se de tecido, com água e sabão.
O uso de máscaras especiais, N95, PFF2 e PFF3 são para os profissionais de saúde e contatos dos doentes.

Quando devo trocar a máscara?

A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo é preciso trocar.

Uso correto:
– Tire a máscara de trás para a frente, segurando pelos elásticos.
– Não use máscara larga, com vãos nas laterais ou máscara frouxa.
– Não deixe o nariz, a boca ou o queixo expostos

Descarte da máscara
Em casa ou no trabalho:

Quando for retirar a máscara, antes, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, para que então possa retirá-la. Remova a máscara pela tira. Evite tocar a parte da frente. Para colocar uma nova máscara, lave as mãos com água e sabão antes.

Para a segurança dos profissionais de coleta e limpeza urbana, o descarte de luvas e máscaras descartáveis usados por pessoas contaminadas ou não pela covid-19 deve ser feito em saco plástico separado, bem fechado e inserido no lixo comum.

Não descarte em lixos recicláveis e não deixe nas ruas, calçadas, rios ou outros locais porque esses itens são foco de contaminação.

Se estiver na rua, coloque a máscara já usada em um saco fechado para não contaminar o restante de seus pertences e, depois, descarte-a no lixo comum, como recomendado acima.

Skip to content