Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck
Localizado na Avenida Getúlio Vargas, 807, no Jardim Piratininga, o Hospital da Criança de Osasco teve o início de sua obra de construção realizado em 19/2, dia do 59º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade. O Hospital da Criança será denominado “Dr. Celso Antônio Giglio”, em homenagem ao ex-prefeito de Osasco, Celso Giglio (in memorian).
Para registrar a ação, o prefeito Rogério Lins, que estava acompanhado pela primeira-dama, Aline Lins, assinou o Projeto de Lei de denominação da unidade. Também participaram da atividade, a vice-prefeita Ana Maria Rossi, a deputada federal Renata Abreu, a líder do governo no Legislativo, vereadora Ana Paula Rossi e o presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva.
Após ato oficial, Rogério Lins se dirigiu até o terreno, onde, simbolicamente, deu os primeiros comandos de operação dos maquinários. A cerimônia contou ainda com a participação especial dos filhos de Celso Giglio, as doutoras Giovanna e Isabela, e o dr. Guilherme Giglio.
“Hoje é dia de festa na terra e no céu. Estamos comemorando o aniversário de Osasco, o início dessa obra e o aniversário de meu pai. É muito bom ver a memória do nosso pai eternizada nesse hospital. Quem conviveu com Celso Giglio sabe que ele tinha um coração enorme que cabia Osasco inteira, e o início dessa afirma o compromisso do prefeito Rogério Lins com a área da saúde”, comentou dra. Isabela, representando a família Giglio.
Durante o discurso, o prefeito Rogério Lins agradeceu o apoio de todos os envolvidos para que esse projeto acontecesse e comentou que a obra terá um prazo previsto de 1 ano e meio para conclusão.
Lins agradeceu a deputada federal Renata Abreu que anunciou a destinação de uma emenda parlamentar de R$1 milhão para investimento em obras do munícipio.
“Que alegria estar aqui neste espaço. Esse início de obra me deixa muito feliz e grato a Deus por me permitir estar prefeito de Osasco, ser servidor público e poder trabalhar para construir uma cidade com mais qualidade de vida, mais infraestrutura e saúde pública para todos. Agradeço a todos os que direta ou indiretamente, contribuíram para chegar nesse dia de construção desse importante equipamento de saúde. Agradeço a Renata Abreu, que sempre me apoiou e ajudou a construir esse sonho e projeto. Agradeço também a família do dr. Celso Giglio. Temos a honra que dar o nome dele neste hospital. O doutor Celso foi um dos melhores prefeitos da história da nossa cidade. Sei que onde estiver, dr. Celso está feliz por ter seu nome eternizado num hospital que vai salvar a vida de muitas crianças”, ressaltou o prefeito.
A deputada federal Renata Abreu participou das ações de aniversário da cidade e ficou feliz por estar presente na solenidade de início das obras do Hospital da Criança.
“Nós que somos mães sabemos da importância que é ter um atendimento diferenciado para as nossas crianças. Parabenizo o prefeito Rogério Lins pela sensibilidade com essa obra. Nada melhor do que prestar essa homenagem a alguém que cuidou muito dessa cidade, como foi o nosso amigo e ex-prefeito Celso Giglio. Dá orgulho de ver o trabalho que vem sendo feito aqui, prefeito”, comentou.
“Esse mandato será infinitamente melhor do que o primeiro. Agora temos o conhecimento e a dinâmica, porque no primeiro mandato é sempre mais mais difícil. As obras em seu governo continuam acontecendo, não pararam em momento algum, isso demostra o compromisso que o prefeito Rogério Lins tem com a população e com a cidade de Osasco”, destacou a vereadora Ana Paula Rossi.
Hospital da Criança
O Hospital da criança será construído em um terreno com 2.675m² de área, terá 3 pavimentos, 3 salas de Centro Cirúrgico, 10 leitos de UTI, 6 leitos de Enfermaria, 10 leitos de Enfermaria Lactante, Setor de Aleitamento Materno (doadoras), 8 leitos de Enfermagem Cirúrgica, 8 leitos de Enfermagem de Adolescentes, 8 consultórios, setor de Emergência, Apoio, Sala de Raio X, Sala de Tomografia, Sala de Espera, Apoio Cirúrgico, Setor Administrativo, entre outros.
Celso Giglio (in memorian)
Celso Giglio nasceu em Campinas, em 19/2/1941. Foi casado com Glória Giglio, com quem teve 5 filhos, Isabela, Giovanna, Antônio, Guilherme e Celso Giglio Junior, e sete netos: João Pedro, Beatriz, Gabriel, Laura, Laís, Olívia e Pietra, mas conheceu apenas os primeiros quatro netos.
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com residência em cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Chegou a Osasco em 1966, onde veio trabalhar após ser aprovado em concurso público. Exerceu a medicina em Osasco por mais de 30 anos, cidade que adotou para viver, trabalhar, formar família e governar.
Na vida pública foi vereador por Osasco e presidente da Câmara Municipal, deputado federal, deputado estadual e prefeito de Osasco por dois mandatos.
Faleceu em 11/7/2017, aos 76 anos, no exercício do quarto mandato como deputado estadual.