SOLIDARIEDADE GARANTE ALIMENTO A 80 MIL FAMÍLIAS OSASQUENSES

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

A ação Alimento Solidário, encampada pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Osasco, comandado pela primeira-dama Aline Lins, ajudou a garantir alimento no prato de 80 mil famílias desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020.

O prolongamento da pandemia não afetou somente o sistema de saúde das cidades brasileiras. Resultou também no agravamento da vulnerabilidade social, pois milhares de famílias perderam o emprego ou tiveram sua fonte de renda extremamente afetada por conta das medidas restritivas e distanciamento social. Sob esse aspecto, a mobilização na cidade foi essencial para garantir a ajuda a centenas de famílias nesse momento.

Além do drive-thru solidário, em que as pessoas que comparecem ao estacionamento da prefeitura para a imunização contra a covid-19 podem fazer a doação de uma cesta básica, o Fundo Social promoveu ainda a gincana solidária, com a participação de servidores de 29 secretarias municipais.

Em 70 dias de gincana, iniciada em 29/2, foram arrecadadas 25 toneladas de alimentos. Os donativos são retirados pelas próprias famílias na sede do Fundo Social (Avenida Lázaro de Mello Brandão, 300), no Paço Municipal. Boa parte dessas famílias está cadastrada em programas sociais da cidade.

Na cerimônia simbólica de premiação das secretarias vencedoras da gincana (Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência e Secretaria da Educação), Aline Lins agradeceu as doações feitas pela população no drive-thru solidário e também o engajamento das secretarias na gincana.

“Tenho gratidão imensa a todas as famílias que estão doando e a cada um dos servidores e aos voluntários que fizeram a triagem dos alimentos e ajudaram na distribuição. O mínimo que podemos fazer nesse momento de pandemia é mostrar nossa solidariedade e ajudar a diminuir um pouco o sofrimento das famílias que mais necessitam”, disse a primeira-dama.

As famílias em situação de vulnerabilidade social que precisam de ajuda para adquirir alimentos podem comparecer ao Fundo Social de Solidariedade de Osasco e levar RG, CPF, comprovante de endereço atualizado no próprio nome e documentos de todos os moradores da casa. A retirada de alimento é feita no próprio Fundo Social, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As pessoas que ainda vão se vacinar com a primeira ou segunda dose contra o coronavírus no drive-thru da Prefeitura podem continuar doando alimentos no dia da imunização. A entrada para o drive-thru é pela Rua Narciso Sturlini. Famílias e empresas também podem fazer a doação diretamente no Fundo Social.