OSASCO VACINA 660 CRIANÇAS NO PRIMEIRO DRIVE-THRU INFANTIL

Texto: Juliana Oliveira

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no domingo, 23/01, o primeiro drive-thru para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid, com e sem comorbidades. Durante a ação, que aconteceu no estacionamento do Paço Municipal, 660 receberam as doses pediátricas da Pfizer e Coronavac. Nos shoppings União e SuperShopping a vacinação segue sábado, 29/01. Personagens como super-heróis, princesas e príncipes distraíram as crianças durante toda a ação, o que tornou a espera mais tranquila e, além do “certificado de coragem”, livros de literatura infantil, que integram a campanha “Vacina no braço, livro na mão”, de incentivo à leitura, todas as crianças que se vacinaram também receberam kit com medicação antitérmica e sabonete (doado pela indústria farmacêutica).

O prefeito Rogério Lins não pode acompanhar a ação por estar cumprindo isolamento em razão da Covid, mas destacou a importância da vacinação para salvar vidas. “A vacina é segura, protejam seus filhos. Positivei pela 2ª vez da Covid-19, mesmo tomando todos os cuidados e as duas doses da vacina, mas graças a Deus fiquei assintomático”.

Emocionada com a primeira dose da filha Maya, 6 anos, a mãe Mayara Peego, afirmou que estava ansiosa pela vacinação infantil. “Passamos por muitos momentos difíceis durante a pandemia, familiares adoeceram, então, chegar o dia de hoje, além de ser um alívio, também é muito emocionante”.

Para a mãe da Larissa, 8, Amanda Gabriela, a vacinação foi um alívio. “As mães esperam mais para os filhos do que para elas mesmo. Não tem como explicar, só quem é e já estava imunizada sabe o quanto a data de vacinar os filhos era esperada”.

1ª, 2ª e 3ª doses

Osasco continua com a vacinação de primeira e segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais e dose de reforço para pessoas a partir dos 18 que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Esse público está sendo vacinado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos dois Centros de Atenção ao Idoso (Km 18 e Presidente Altino) e no Osasco Plaza Shopping (Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81, Centro), das 14h às 21h, inclusive sábados e domingos. Para mais informações acesse: https://saude.osasco.sp.gov.br/

Confira abaixo as próximas etapas do calendário de vacinação infantil:

VACINAÇÃO NOS SHOPPINGS (União e Super Shopping)

– Até 29/01, das 14h às 21h

Exigências para vacinação nos shoppings e drive-thrus:

– Cadastro no vacinaja.sp.gov.br;

– Agendamento na Central 156 (3651-7080) ou App 156 Osasco;

– No caso de comorbidades, apresentar exames, receitas, relatórios ou prescrições médicas;

– Apresentar documento da criança (Cartão do SUS ou CPF);

– Apresentar comprovante de endereço.

A vacina Pfizer é destinada às crianças de 5 a 11 anos com comorbidades; vacinas remanescentes Pfizer para crianças sem comorbidade de 5 anos e a vacina Coronavac para crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades.

Veja quais comorbidades:

Anemia falciforme

Arritmias cardíacas

Cardiopatias congênitas

Cirrose hepática

Cor pulmonale e hipertensão pulmonar

Diabetes mellitus

Doença cerebrovascular

Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3

Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo

HIV