OSASCO CHEGA A 100 MIL DOSES APLICADAS DA VACINA CONTRA A COVID-19

Olga Liotta

Osasco chegou a marca de mais de 100 mil doses da vacina contra a covid-19 aplicadas (considerando primeira e segunda doses). O prefeito Rogério Lins acompanhou a imunização realizada no sábado, 17/4, no Drive-Thru montado no estacionamento da Prefeitura, conversou com alguns munícipes e agradeceu aos enfermeiros da Secretaria de Saúde pelo empenho e pelo trabalho realizado.

“Hoje é um dia muito importante para nossa cidade. Chegamos a mais de 100 mil doses aplicadas. A vacina é o principal fator para que possamos vencer a pandemia. Por isso é fundamental que todos tomem as duas doses para melhorar a eficácia da imunização e da proteção do cidadão. O reforço da segunda dose evita que a pessoa, que tomou somente a primeira dose, caso pegue covid-19, evolua para um estado grave da doença”, destacou Lins.

“Hoje temos menos de 70% de ocupação de UTI, continuamos em queda, tanto no número de novos casos, quanto de novas internações e óbitos, então, se todos fizerem a sua parte, continuar se protegendo, e nós continuarmos avançando com a imunização, vamos vencer essa pandemia de maneira mais rápida”, concluiu.

A Prefeitura tem intensificado a vacinação contra o novo coronavírus durante a semana. De 14 a 18/4 foram vacinados idosos com mais de 66 anos, profissionais da Saúde e idosos que já receberam a primeira dose do imunizante, e os profissionais da Educação. Só nesses cinco dias foram vacinadas mais de 2.250 pessoas do grupo prioritário.

As professoras Daniela e Olga (PDI 2), juntamente com a coordenadora de ensino, Alessandra, e a diretora Júlia, todas da creche Rosa Broseghini, do Jardim Baronesa, se organizaram e marcaram a imunização para o mesmo período e contavam as horas para tomar a vacina.

“Estávamos todas ansiosas por esse dia. Afinal de contas, todas precisamos voltar a trabalhar, nossos pequenos estão precisando da atenção da gente e do trabalho que desenvolvemos com eles, então esse dia é muito importante para nós. Estamos aqui por eles e para eles”, enfatizou Daniela, que leciona em creche da prefeitura desde 2004.

Quem também aproveitou o Drive-Thru foram as professoras Elizete Pereira da Costa, que leciona na rede municipal de ensino há mais de 16 anos e foi a terceira da família a ser imunizada, e a Rose, que é professora do Fundamental I da rede particular e não conteve a alegria do momento. “Nós, que lidamos com a comunidade escolar, pais e alunos, precisamos voltar e como é emocionante e gratificante estar vacinada. Sinto-me mais confiante. Agora é aguardar pela segunda dose, em maio”, disse ela.

Vale ressaltar que a vacinação contra a Covid-19 para idosos com 66+, profissionais da Saúde e idosos que já tomaram a primeira dose há mais de 28 dias, e profissionais da Educação continua nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos dois Centros de Atenção ao Idoso (km 18, na rua José Pedro Filho, 33, e em Presidente Altino, rua Oswaldo Collino, 280), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.