Grupo com 30+ comparece em peso a mega postos para receber primeira dose contra a covid-19

Texto: Lucas Pedrosa

Para agilizar a vacinação contra a covid-19, na quinta-feira, 22/7, a Prefeitura de Osasco abriu dois mega postos de imunização, um na zona Sul, instalado no Centro Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Ginásio Geodésico), na Avenida Eucalipto, 281, Cidade das Flores, e outro na zona Norte no Estádio Municipal José Liberatti, na Avenida Brasil, 1361, Jardim Rochdale.

Nos dois endereços foram vacinadas com a primeira dose pessoas com 30 anos ou mais. Para cada um dos pontos foram liberadas 2 mil vagas, totalizando 4 mil agendamentos.

Na sexta-feira, 23/7, quem tem 32 anos ou mais poderá se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção ao Idoso e farmácias conveniadas. Já segunda-feira, 26/7, é a vez de quem tem 29 anos ou mais receber o imunizante nos mesmos locais.

Para receber a vacina nos mega postos, os munícipes precisaram fazer agendamento na Central 156 (3651-7080) ou pelo App 156 Osasco. Os munícipes avaliaram como positiva a iniciativa da Prefeitura.

“Apesar de ter bastante gente na fila, o processo foi rápido e prático. Estava com muita expectativa por esse dia e ele chegou. Muito feliz por estar vacinada!”, disse Mara Rubia Rezende Alves dos Santos, 30 anos, moradora do I.A.P.I, vacinada no Estádio Municipal José Liberatti.

“Achei ótimo fazerem esse posto maior, porque agora tem muita gente da minha idade e provavelmente as UBSs não dariam conta. Achei organizado e em menos de uma hora eu fui vacinada. Pensei que seria vacinada só em outubro, novembro. Estamos em julho e a 15 dias do meu aniversário já recebi o melhor presente”, disse Ana Cariane, 32 anos, moradora de Quitaúna, imunizada no Geodésico

“A fila estava grande, mas muito bem organizada. Eu pensei que fosse demorar mais em razão da quantidade de pessoas, mas foi rápido. Esperei tanto por esse dia, que esperaria bem mais para ser vacinado”, comemorou Vinícius Makoto, 31 anos, de Presidente Altino, que também se vacinou no Geodésico.

Em Osasco, 75% da população adulta acima dos 18 anos já foi vacinada com ao menos uma dose. Até quarta-feira, 21/7, mais de 476 mil vacinas, entre 1ª e 2ª dose, tinham sido aplicadas.

Fazer o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br antes de se dirigir ao local de vacinação é fundamental para agilizar o atendimento. Quando o munícipe não faz o cadastro, uma equipe de apoio precisa fazê-lo, o que provoca demora no processo de imunização.