Prefeitura conclui a vacinação de idosos do Lar Cora Coralina

Texto: Marco Borba

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco concluiu a imunização contra a covid-19 de 21 acolhidos na Unidade de Longa Permanência para Idosos (ULPI), do Lar Cora Coralina, na Vila Yolanda, que é vinculada à Secretaria de Assistência Social (SAS) do município. A vacinação teve início no último dia 26/1.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Machado Oliveira, instituições particulares também já estão vacinando seus acolhidos. Ao todo serão imunizados 229 idosos acima de 60 anos, de 24 instituições.

Nesta primeira fase da vacinação é priorizada a imunização de profissionais de Saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia e idosos acolhidos nas instituições de longa permanência. No próximo dia 8/2 serão vacinados idosos acima de 90 anos, e no dia 15/2 idosos de 85 a 89 anos.

A aposentada Laís Félix de Paula, 88 anos, acolhida há 4 anos no Lar Cora Coralina, foi a primeira a receber a vacina. Viúva e sem filhos, mostrou-se ansiosa e apreensiva antes da imunização. “Algo muito ruim está acontecendo no mundo. Parece guerra. Nunca vi algo assim em toda a minha vida. Estava com medo, porque tenho diabetes, mas agora que seremos vacinados estou mais calma”.

Descontraída e sorridente após a imunização, Laís retomou a pintura de figuras infantis feitas em computador, o passatempo preferido dela. “Eu gosto muito de colorir, ajuda a distrair um pouco. Ainda mais agora, que a gente não pode sair daqui por causa dessa doença”.

José Oliveira de Jesus – completará 80 anos em outubro – demonstrou alívio após ser vacinado. “É um momento de muito medo que estamos vivendo. Mas agora já estou mais calmo, confiante, por causa da vacina. A gente se sente um pouco preso, porque não dá para sair. Mas a gente se conforma. É para um bem maior, a nossa vida”.

O Lar Cora Coralina completa nove anos em março e acolhe pessoas a partir dos 60 anos em situação de vulnerabilidade social ou com vínculo familiar rompido ou fragilizado. A instituição conta com 33 funcionários (assistentes sociais, cuidadores, psicólogos, administrativo e limpeza) nos atendimentos 24 horas por dia.

O secretário de Assistência Social, Cláudio Piteri, representou o prefeito Rogério Lins no ato simbólico de vacinação no Lar Cora Coralina. “É um momento de expectavia para todos. A vacinação trará mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida para nossos idosos. Apesar da vacinação, não vamos afrouxar as medidas de segurança enquanto não acabar essa pandemia”, destacou.

Por conta da pandemia, o restaurante da instituição foi desativado. As refeições são servidas nos quartos. As visitas dos que ainda possuem certo contato familiar estão suspensas. “O contato é remoto, apenas por celular, entre os que ainda possuem um vínculo”, explicou Danielle Bueno, diretora de proteção social especial da SAS.