OSASCO SEGUE IMUNIZAÇÃO DE IDOSOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Texto: Olga Liotta
Imagens:
 Marcelo Deck

Para intensificar a imunização da população idosa contra o novo coronavírus, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco continua vacinando os munícipes com 60 anos ou mais. A imunização pode ser feita nas 34 UBSs e nos Centros de Atenção aos Idosos de Presidente Altino e Km 18, ou por meio do drive-thru, caso haja disponibilidade de vagas.

Entre segunda e terça-feira, 3 e 4/5, 1.142 idosos com 60+ foram vacinados no drive-thru. No sábado e no domingo, outras 2.526 pessoas também procuraram o serviço.

Dona Roseli, 61, da Vila Osasco, ficou feliz por tomar a vacina. “Estava me preparando para vacinar no dia 6, mas com a antecipação agendei para terça-feira. Estou feliz e aliviada”, comentou.

“Diante de tudo o que está acontecendo, a vacina contra a covid-19 é uma das maiores bençãos que estamos recebendo. É tudo!”, comentou, emocionada, Idalina de Souza, 63 anos.

Para garantir mais segurança no armazenamento dos imunizantes, a Prefeitura adotou um novo sistema de acondicionamento: câmaras portáteis de termoplástico de alta resistência para transporte e conservação de vacinas. Elas são movidas a bateria e acompanham termômetro de medição, alarmes, sistema de homogeneização de temperatura, com ventilação interna, através de microventilador, e capacidade de 30 litros.

O novo sistema mantém a temperatura das vacinas, entre +2ºC e +8ºC, por um tempo maior, de até 8h. O uso é experimental, mas tem mostrado bom resultado.

“É bem diferente das caixas tradicionais, com gelox, que duram em média 3h. A ideia é tornar a logística melhor para nossos enfermeiros. A cada aplicação é necessário abrir as caixas para pegar a vacina e com as caixas tradicionais o tempo de armazenamento é menor, sendo necessário renovar o gelox com mais frequência, e com o mini resfriador portátil o processo torna-se mais eficiente”, explicou Carmem Almeida, enfermeira responsável pela equipe de imunização do drive-thru.

Além disso, a Secretaria de Saúde adotou o protocolo Vacina Segura. Ao chegar na triagem, o idoso recebe o cartão de vacinação com um adesivo identificado com a cor do rótulo da vacina que está recebendo: etiqueta vermelha para Coronavac e amarela para Astrazeneca.

Outra identificação é referente à segunda dose. Na triagem, a pessoa recebe um card que vai informar ao enfermeiro que ele deve tomar a segunda dose. Outro ato praticado é no momento da aplicação. O enfermeiro mostra a seringa contendo o líquido da vacina antes da aplicação. “São medidas importantes e necessárias para tranquilizar os familiares que acompanham e o idoso ou os profissionais que estão sendo vacinados”, concluiu Carmem.

Profissionais da Saúde
A Prefeitura abriu novo cronograma de vacinação para os profissionais da Saúde. As novas datas são 7, 10, 11 e 12/5, nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Atenção ao Idoso, das 10h às 15h. É obrigatório fazer o agendamento antes na Central 156 (ou 3651-7080). Serão vacinados profissionais que atuem em estabelecimentos de saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, UBSs, laboratórios, farmácias e drogarias. É necessário apresentar RG, cartão do SUS, Carteira do Conselho de Classe e último holerite ou carteira de trabalho que comprove que a pessoa trabalha em estabelecimento de saúde.

Serviço – Pontos de vacinação

Drive-Thru
Para se vacinar nos drive-thrus no estacionamento da Prefeitura (entrada pela Rua Narciso Sturlini) é necessário fazer o agendamento de horário na Central 156 (ou 3651-7080) e cadastro no VacinaJa (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). No dia da vacinação, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de endereço.

UBSs e CAIs
Idosos com 60+ podem procurar uma das 34 UBSs ou um dos dois Centros de Atenção ao Idoso (em Presidente Altino, na Rua Oswaldo Collino, 280, e no Km 18, na Rua José Pedro Filho, 33). A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
É necessário levar documento com foto, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço. Não é preciso agendar, mas o pré-cadastro no site VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/) agiliza o atendimento. Para os profissionais da saúde e educação o atendimento é das 10h às 15h.

Postos volantes de vacinação contra a covid-19 em Osasco
São 4 unidades da RaiaDrogasil, que firmaram parceria com a Prefeitura de Osasco, e agora ajudam a atender as pessoas para a vacinação contra a covid-19.
Apenas para idosos a partir de 60 anos
Atendimento: de segunda a sexta-feira

Endereços:

• Av. Antônio Carlos Costa, 796, Bela Vista

• Av. José Lourenço, 491, Jaguaribe

• Av. Cruzeiro do Sul, 1011, Rochdale

• Rua Presidente Costa e Silva, 930, Helena Maria

Observação: Nas farmácias, é necessário apresentar documento com foto, número de CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço em nome do vacinado.