Osasco inicia vacinação contra a covid para 12+ em drive-thru

Texto: Talita Castro

A Prefeitura de Osasco iniciou no domingo, 29/8, a vacinação dos jovens com 12 anos completos ou mais, sem comorbidades, no drive-thru realizado no estacionamento do Paço Municipal. Na segunda e na terça, 30 e 31/8, também haverá drive-thru para jovens de 12 a 18, sem comorbidades, das 16h às 20h. Para vacinar-se no drive-thru é preciso fazer o agendamento na Central 156 (3651-7080) ou app 156 Osasco.

Uma das novidades no drive-thru é um telão que mescla esportes radicais com ações da administração pública, como reforma de escolas e unidades de saúde, implantação de gramado sintético em campos de futebol, entre outras, além de músicas.

No entanto, no primeiro dia de drive-thru para os jovens, houve trânsito e demora, principalmente porque os agendados não fizeram o cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br, uma das exigências para a vacinação no drive-thru, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CAIs (Centros de Atenção ao Idoso). O cadastro agiliza o atendimento.

Andréia Vaz Silva, que estava com a filha Maria Eduarda Vaz da Silva, 16 anos, aprovou o drive-thru no final de semana. “Como trabalho, não precisei faltar para estar ao lado da minha filha”.

Natanael Brandão Bezerra acompanhou os filhos Artur dos Santos Bezerra, 13, e Vítor dos Santos Bezerra, 16. “Eles são os últimos da família a receberem as vacinas e estamos muito felizes”.

Valdir Gomes Figueiredo, pai de Natan Nascimento figueiredo, 17 anos, também aprovou a vacinação no drive-thru. “No final de semana estamos mais à vontade”, disse.

A técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento domiciliar (SAD), Grazielle Pereira Gomes Clemente, há 16 anos na função, disse estar agradecida por participar da campanha de vacinação contra a covid. “Essa é a terceira vez que estou no drive-thru e é muito satisfatório fazer parte desse trabalho”, disse.

UNIDADES DE SAÚDE

Para tomar a vacina contra a covid nas UBSs e CAIs no período da manhã, é preciso fazer o agendamento na Central 156 (3651-7080) ou app 156 Osasco. A vacinação das 9h às 13h só será realizada mediante agendamento. Após as 13h o atendimento será por livre demanda com distribuição de senhas apenas para maiores de 18+. A vacinação para MENORES de 18 anos só será realizada mediante agendamento.
No dia da vacinação o menor deverá estar acompanhado por um responsável.
Antes de comparecer ao posto de vacinação, o munícipe deve fazer o pré-cadastro no site www.vacinaja.gov.br e, no dia marcado, apresentar documento com foto e comprovante de endereço.

Nessa etapa da vacinação, os menores, entre 12 e 17 anos, devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, que assinarão um documento de autorização.
A Prefeitura de Osasco atualiza as informações sobre a vacinação nas redes sociais e no hotsite saude.osasco.sp.gov.br, onde há dados sobre a doença e os grupos atendidos.

UBSs e CAIs
30/8 (segunda-feira) – 19 anos+