OSASCO APLICA MAIS DE 15 MIL DOSES CONTRA A COVID NO SEGUNDO DOMINGO DIA “D” DA VACINAÇÃO

Texto: Lucas Pedrosa
Fotos: Fernanda Cazarini

A fim de agilizar a vacinação contra a covid-19 para as crianças, bem como aplicação da dose de reforço para os adultos, no domingo, 6/2, a Prefeitura de Osasco realizou Dia “D” da vacinação. As Unidades Básicas de Saúde e os dois Centros de Atenção ao Idoso ficaram abertos das 9h às 16h pelo segundo domingo consecutivo.

No segundo dia da ação, o município aplicou mais doses do que no primeiro. No dia 30/1, foram aplicadas o total de 14.562 doses contra a covid. Já no segundo, 6/2, 15.398 vacinas foram aplicadas (1ª dose: 11.234, 2ª dose: 400 e 3ª dose/reforço: 3.764).

A vacinação aos domingos tem sido muito procurada pelos pais que querem vacinar seus filhos de 5 a 11 anos. Nas últimas semanas, as crianças também foram vacinadas nos drive-thrus no estacionamento da Prefeitura e nos postos de vacinação nos shoppings da cidade. Agora, a imunização para esse público só será realizada nas UBSs e CAIs no domingo, 13/2.

Moradora do Helena Maria, Carolina Magalhães levou os dois filhos, Lívia, de 10 anos, e Arthur, de 7 anos, na UBS do bairro para receberem a 1ª dose do imunizante contra a covid. Ela contou que achou a ação organizada e ressaltou a importância da vacinação dos pequenos nesse momento de volta às aulas:

“É importante que os pais vacinem as crianças. Voltar às aulas com as crianças vacinadas vai trazer mais segurança não só pra elas, mas pra todos nós”, disse.

Públicos que podem ser vacinados no município de 7 a 11/2, nas UBSs e CAIs, sem necessidade de agendamento:

– 1ª E 2ª DOSES: pessoas com 12 anos ou mais

Exigências: apresentar documento com foto. Se for 2ª dose, também carteirinha com a dose anterior

– 3ª DOSE/REFORÇO: pessoas com 18 anos ou mais, que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses;

Exigências: apresentar documento com foto e carteirinha com as doses anteriores

– 4ª DOSE: pessoas imunossuprimidas, que receberam a última dose há pelo menos quatro meses.

Exigências: apresentar documento com foto e carteirinha com as doses anteriores

13/2: domingo Dia “D”, nas UBSs e CAIs, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento:

– 1ª DOSE: 5 a 11 anos

Exigências: pré-cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br e no momento da vacinação apresentar CPF ou Cartão do SUS da criança

OBS: Neste dia, a vacinação também será realizada para os demais públicos.

VACINAÇÃO EM OSASCO:

Osasco já aplicou 1.512.626 de doses de vacina contra a covid. Confira os números atualizados até às 8h, de 7/2:

– 1ª dose: 655.017

– 2ª dose: 569.288