ATENDIMENTOS NA CENTRAL 156 AUMENTAM 31,48%

Texto: Talita Castro
Imagens: Fernanda Cazarini

A Central 156, canal de comunicação entre o munícipe e a Prefeitura de Osasco, registrou alta de 31,48% no número de atendimentos. Em 2020, a média de atendimentos era de 54 mil. Nesse ano, no mesmo período, saltou para 71 mil. Além disso registrou aumento na duração da ligação. As altas são reflexo dos agendamentos para a vacinação contra a covid-19, nos drive-thrus realizados pela administração desde fevereiro.

“A complexidade das informações, como confirmação de dados, número de documentos, entre outros, exige que o atendente estenda a duração da ligação”, explica Jefferson Tomachevisk, gestor da Central 156.

Assim que a Secretaria de Saúde disponibilizou o agendamento para as pessoas com comorbidades, a Central 156 ganhou o apoio de uma equipe de enfermagem, através de plantão remoto, que esclarece as principais dúvidas do atendente e, consequentemente, do munícipe.

Durante o atendimento são esclarecidas dúvidas como laudo médico a ser apresentado e comorbidades atendidas naquela fase da vacinação. Os atendentes também orientam os munícipes sobre a necessidade do cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, o que agiliza a vacinação, seja no drive-thru ou nas Unidades Básicas de Saúde.

Central 156

O canal já existe há mais dez anos. Hoje, dotado de mais tecnologia, ele pode ser acessado pelo APP 156 Osasco, whatsapp 3651-7080, chat (central156.osasco.sp.gov.br) ou pelo o e-mail: 156@osasco.sp.gov.br. A Central 156 ainda conta com totens nas secretarias de Finanças e de Habitação.

Pelo chat, o munícipe pode solicitar informações sobre protocolos abertos na Central, assim como sobre serviços, além de realizar agendamento para atendimento em órgãos municipais. As solicitações enviadas por e-mail são repassadas aos órgãos responsáveis, os quais responderão aos munícipes dentro de um prazo pré-estabelecido.

Já no App Osasco, é preciso fazer um cadastro, informar e-mail e registrar uma senha, para ter acesso a aba de solicitações de serviços, como desratização em vias públicas, iluminação pública, limpeza de bueiros, retirada de móveis velhos, entre outros. O munícipe também pode, ao fazer uma denúncia, mandar a localização e fotos, através do aplicativo.

Francisca Lenilda, 48 anos, moradora da City Bussocaba, usou a Central 156 para tirar dúvidas e agendar atendimento na Secretaria de Finanças. “Gostei bastante. Não precisei sair de casa para saber e ainda consegui agendar para ir até a secretaria”, contou.

Fernanda da Silva Lopes, 33 anos, moradora do Bela Vista, ligou para agendar a castração de seu pet no Castramóvel. “Tiraram todas as minhas dúvidas. Adorei o atendimento e o serviço do Castramóvel. Como eu e meu marido estamos desempregados, ajudará bastante o serviço gratuito”, disse.

A atendente Amanda Germano, 30, que há um ano atua na Central 156, disse que é prazeroso poder ajudar. “Nesse período de vacinação, fico até emocionada em orientar as pessoas idosas”, disse.

Serviço

A Central 156 funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive aos domingos e feriados

Telefones: 156 ou 3651-7080

APP: 156 Osasco