COMODIDADE LEVA POPULAÇÃO A SE VACINAR CONTRA A COVID-19 NAS UBSS

Texto: Marco Borba
Imagens: Fernanda Cazarini

A exemplo do que ocorre nos drive-thrus realizados pela Prefeitura no estacionamento do Paço Municipal, os osasquenses têm comparecido em grande número às 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para se vacinarem contra a covid-19.  Isso se explica pela comodidade de contarem com uma unidade próxima de suas residências.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, cerca de 100 doses são aplicadas diariamente em cada uma das UBSs, número que sobe para aproximadamente 180 conforme muda a faixa etária dos que buscam a imunização. As unidades estão aplicando a primeira e segunda doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca.

Segundo a secretaria, por conta da demanda das vacinações contra a covid e também contra a gripe, as unidades estão trabalhando com agenda reduzida para evitar aglomerações. Isso, no entanto, não tem prejudicado a rotina de trabalho nesses locais.

Ainda conforme a Secretaria de Saúde, as pessoas estão respeitando as datas indicadas pelo Plano Nacional de Imunização quanto ao período para aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19. No entanto, algumas estão se atrasando para procurar as UBSs para o recebimento da segunda dose.

Por isso, é importante que o munícipe fique atento às datas indicadas no cartão de vacinação para receber a segunda dose do imunizante. A segunda dose da Coronavac, por exemplo, tem de ser aplicada de 14 a 28 dias após o recebimento da primeira, e a AstraZeneca, até 90 dias.

O aposentado Douglas Rodrigues, 85 anos, estava atento às datas e, na quarta-feira, 12/5, compareceu ao Centro de Atenção ao Idoso (CAI) de Presidente Altino para receber a segunda dose da AstraZeneca. Ele tomou a primeira no dia 12/2, no drive-thru da Prefeitura. “Foi uma ansiedade e uma torcida tão grande pelo início da vacinação no Brasil que não dá para perder as datas. Não aguento mais ficar em casa, sem poder sair, ver os netos e bisnetos. Só mesmo pelo celular. Nem reuniões em família temos feito mais, desde o início do ano passado. Nem no Natal fizemos nada. Isso é horrível. Mas agora estou mais aliviado”, disse.

Gisele Pimenta, 57 anos, compareceu ao CAI para tomar a primeira dose. Ela é do grupo de pessoas com comorbidades. É hipertensa e tem diabetes. “É uma sensação boa (ser vacinada), porque já tive covid em março deste ano. É horrível, mas graças a Deus tive apenas moleza no corpo e tosse. Não precisei ser internada. É um medo de morrer muito grande. Tenho uma amiga de trabalho que, infelizmente, não teve a mesma sorte. Foi intubada e desintubada umas três vezes e está há uns 40 dias internada”.

A exemplo do CAI, na UBS Santa Gema a procura pela vacina contra a covid-19 também é grande. Margarida Malerba, 57, foi ao local acompanhada da filha para receber a primeira dose. Ela receberá a segunda dose no dia 4/8. “Não via a hora de chegar a minha vez. Estava muito ansiosa. Agora é uma sensação de alívio. Fiquei assustada, porque algumas pessoas próximas pegaram, mas felizmente não tiveram sintomas graves”.

Segundo a comunidade médica, as pessoas precisam ficar atentas e continuar se cuidando, porque mesmo imunizadas com as duas doses é fundamental seguir usando máscaras, higienizar as mãos com frequência (com água e sabão ou álcool em gel 70%) e manter o distanciamento social. É que, embora vacinadas, elas ainda podem contrair o vírus e, mesmo livres de apresentar sintomas graves, podem transmitir o patógeno para outras pessoas. Essas pessoas, por sua vez, podem desenvolver quadros graves caso ainda não estejam imunizadas com as duas doses.

Para se vacinar nas UBSs ou drive-thrus, é preciso ser morador de Osasco e levar documento com foto e um comprovante de endereço. Para se vacinar nos drive-thrus é preciso agendar horário para a vacinação no telefone 156 ou 3651-7080. Nos dois casos, o cidadão também deve fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.